Marketplace de Nicho

Reunindo fornecedores e consumidores em plataformas, o marketplace de nicho e de serviços tornou-se um dos negócios mais rentáveis do mundo.

Marketplace, como funciona?

Se você costuma fazer compras online, pode já ter ouvido o termo Marketplace, a buzzword do momento. Apesar deste modelo de negócio ainda gerar dúvidas em empresários e gestores de marketing, o conceito é bem simples: podemos, resumidamente, dizer que os Marketplaces são shoppings online.

Marketplace e E-commerce?

O e-commerce é um comércio eletrônico que vende produtos ou serviços pela internet. O marketplace não deixa de ser um e-commerce, porém, são várias lojas dentro da mesma plataforma. Nesse caso, o administrador do marketplace concede a estrutura tecnológica para outros vendedores, mas não é responsável pelo controle de estoque, nem envio dos pedidos.

Quais são as vantagens do marketplace?

Como os shoppings virtuais atraem públicos diversos, vender nas plataformas é uma forma de aumentar as possibilidades de negócios. Os principais benefícios da plataforma de vendas são; Baixo custo, Grande visibilidade, Alto volume de vendas.

Quais as desvantagens de um marketplace?

Como nem tudo são flores, apesar de vantajoso, os marketplaces também têm seus contras. Veja quais são os principais inconvenientes de vender nesses espaços. Entre temos; Dependência das plataformas, Grande concorrência, menor margem de lucro, Personalizações não disponíveis, marca menos relevante.

Qual é a rentabilidade de um marketplace?

Agora, quando o assunto é marketplace, não é possível falar em um número universal de rentabilidade. Isso depende de uma série de fatores, como nicho de mercado que atua, valor do ticket médio e a taxa de conversão.